Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Consciência Negra Manaus 2011

5 Comentários

Como já está se tornando praxe, não apenas o 20 de novembro, mas todo o mês de novembro tem sido dedicado a atividades relativas as questões de conscientização negra (que não é apenas para negros, mas para toda a sociedade), momentos em que se abre uma “janela”  por onde toda a sociedade recebe informações, visualiza, debate,  comemora,  se solidariza  e reflete sobre toda a questão negra brasileira e a importância histórica , cultural  e social dessa parcela afrodescendente da população brasileira.  Em Manaus assim como em todo Brasil as atividades se multiplicam e há extensa agenda de eventos para os mais variados gostos e realizados pelas mais variadas vertentes dos movimentos de negritude (Cultural, Política,  Religiosa, Acadêmica…), abaixo alguns links para algumas da programações :

Programação do PSB 

UNINORTE

UFAM 

SEJUS

ALEAM

CMM – Dia 17- SESÃO ESPECIAL – CAMARA MUNICIPAL DE MANAUS, NSB,AFROAMAZONAS VEREADOR JOAQUIM LUCENA- A LUTA PELACONSTRUÇÃO DE UMA IGUALDADE RACIAL- LANÇAMENTO DOSEMINÁRIO; A VIOLÊNCIA E A JUVENTUDE NEGRA NO BRASIL.

I Caminhada do Bairro da Compensa pelo fortalecimento da cultura afro- brasileira.  A concentração será em frente ao CDC da Compensa II   dia 18 de novembro do ano de 2011, as 16:30,  com o seguinte TEMA: Lei n 10.639 um dever a ser comprido e Lema: Ambiente Escolar o princípio do reconhecimento da cultura afro- brasileira. O devido evento tem como finalidade integrar a rede de ensino publico sendo a Escola Estadual Benjamim Magalhães Brandão, Escolas Municipais Professora Pecilia do Nascimento, Terezinha Moura Brasil, Elvira Borges de Sá, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila da Barra, Grupo de Capoeira Arte Negra , Grupo de Capoeira Arte Revelação e a Comunidade do Bairro da Compensa, em defesa do fortalecimento e reconhecimento da cultura afro-brasileira enquanto um direito social.

UM CANTO NEGRO , 19/11 22:30,  Show  com Serginho Queiroz e Grupo Calçada  no bar BOTEQUIM (rua 24 de maio)

Haverá ainda  vários eventos em Escolas (No  Marquês de Santa Cruz (Bairro de São Raimundo), é na sexta (18) pela manhã),  feijoadas comemorativas, etc.

Ainda estamos aguardando informações sobre a  MARCHA ZUMBI VIVE, tradicionalmente realizada  na Av. Eduardo Ribeiro, na parte da tarde do dia 20; se alguém souber detalhes de outras programações por favor nos informe que divulgamos.

Informações sobre negritude , links relacionados, movimentos negros locais, artigos, etc… você encontra também no AFROAMAZONAS .

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

5 pensamentos sobre “Consciência Negra Manaus 2011

  1. Pingback: Do Marrocos para o Brasil! | PRESTENÇÃO!

  2. Salve, Juarez. Só para reforçar o convite a todas e todos para o V Ciclo de Palestras sobre Cultura Afrobrasileira promovido pelo POLIS (UFAM) principalmente para o lançamento do livro O FIM DO SILÊNCIO: PRESEENÇA NEGRA NA AMAZÕNIA que vai acontecer no dia 27/11, às 18:30, no Museu Amazônico, na rua Ramos Ferreira, 1036 – Centro (Manaus, dos Barés e Tarumãs e também dos negros e negras que, agora, estão botando a boca no mundo!!) Abraço Malungo!!!

  3. Pingback: Do Marrocos para o Brasil! | Prestenção

  4. Estimado mestre Juarez;
    Pelos séculos de escravidão e de desrespeito para com os negros do nosso país,acredito que esse momento de reflexão deveria estar contemplado em todos os meses do calendário. E se assim o fosse, ainda perceberíamos o quanto nossa sociedade está carente de pensar com o olhar voltado para o outro. Essa falta de alteridade foi e continua sendo a responsável pela crescente desigualdade entre os homens.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s