Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

E a USP hein ?

Deixe um comentário

usp descendo

A mais conceituada das universidades brasileiras a USP (Universidade de São Paulo), teve nesse ano redução de procura no vestibular (FUVEST) segundo divulgado na grande imprensa 141.888  foram as inscrições  desse ano contra 30.149  do ano passado ou seja (17,5 %) a menos, quando se verifica a intenção de oriundos de escolas públicas tentando a USP essa redução chega na casa de 38%.

Alguns comentaristas tem atribuído o fato aos recentes incidentes com estupros, greves e outros problemas que em tese teriam prejudicado a imagem da instituição e consequentemente gerando desinteresse de potenciais candidatos, concordo mas apenas muito parcialmente.

Penso que na realidade, o problema não é a imagem da USP, mas as inúmeras opções que tem se colocado para a realização de um curso superior em universidades públicas e institutos federais, além das bolsas parciais ou plenas do PROUNI, ou seja, a ampliação da oferta e a democratização do acesso universitário.

Na realidade muitos dos candidatos que se inscreviam para a USP não o faziam por “ser a USP”, mas sim uma universidade pública, em que não pagariam mensalidades…, com as opções menos elitistas (que inclusive possuem cotas sociais e sócio-raciais) o pessoal simplesmente migrou para algo menos competitivo e mais efetivo.

Sinal dos novos tempos… .

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s