Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Empossada primeira Desembargadora Negra do TJRJ.

2 Comentários

desmbargadora ivone

Posse da Desembargadora Ivone Caetano, TJRJ

Dois anos e meio atrás tínhamos a notícia de que a 1ª  Juíza negra do Brasil, Luislinda Valois , do TJBA, após estar apta e tentar promoção à desembargadoria desde 2003, (caso até então nunca votado pelo Tribunal), no dia 6 de dezembro de 2011, conseguiu que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinasse por unanimidade que o TJBA julgasse o seu caso, foi então aos 69 anos e 11 meses de idade, promovida a Desembargadora no dia 19 de dezembro de 2011, para se aposentar compulsoriamente aos 70 anos de idade, exatos um mês e um dia depois… . vide (http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/12/apos-8-anos-de-espera-luislinda-valouis-e-nomeada-desembargadora.html)

Hoje nos chega a notícia que 5 dias atrás, foi eleita Desembargadora do TJRJ pelo critério de merecimento, aos 69 anos e  8 meses de idade a magistrada Ivone Caetano, na sétima tentativa,   a desembargadora permanecerá no cargo até setembro (por quatro meses) quando completará 70 anos e se aposenta compulsoriamente. vide (http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-05-26/primeira-desembargadora-negra-do-tribunal-de-justica-denuncia-racismo.html) .

Vi muita gente “festejando” a vitória e a  competência  da magistrada, alguns aproveitando para lembrar que ela chegou lá por merecimento e “sem cotas” …, mas pouca gente comentando o fato de ser após N tentativas ( por que então não antes ? ) e faltando pouquíssimo tempo para a aposentadoria… .

Ninguém discutindo a “coincidência” entre as duas vitoriosas sim, mas obviamente não tão “meritóriamente reconhecidas”  antes dos “44 minutos do segundo tempo”…

Como diria Kabengele Munanga “Sempre os primeiros e/ou os únicos” e eu acrescentaria, “e sempre na última e inevitável possibilidade de acesso”… .

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

2 pensamentos sobre “Empossada primeira Desembargadora Negra do TJRJ.

  1. me perguntaram porque se pesquisa mulheres negras, a resposta um tanto quanto carregada,foi referendada em king,enquanto os leões não contarem suas histórias,só saberemos a versão do caçador.É de extrema importância a ressalva desses dois casos e visto pela ótica do leão,nessa “democracia racial” brasileira acompanhamos estes disparates que ocorrem a todo momento.Precisamos aumentar o numero de negros em posições de legislar e executar, assim avançaremos, do contrário nos indignaremos com casos desse tipo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s