Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

#partiumestrado

Deixe um comentário

image

Finalmente após as providências burocráticas e o período de recesso de aulas que antecedeu o início do período letivo 2014 na UFAM, cá estamos em atividades.

As primeiras aulas ocorreram não no mestrado em História (que tem aula inaugural dia 28/04), mas no de Sociologia, o motivo é que pelo fato de vir academicamente de áreas “alienígenas” às Ciências Sociais (apesar de por conta própria sempre ter estudado temas e autores e debatido no âmbito delas), achei interessante fazer como disciplina optativa METODOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS, não apenas como um “nivelamento” a fim de dar mais base à formação central, mas também como forma de efetivar um caro paradigma pessoal que é a interdisciplinaridade… .

Aproveitei também para iniciar “o trânsito” em outros PPGs das Ciências Sociais como o Sociedade e Cultura da Amazônia, onde assisti a aula inaugural proferida por professores do PPGSCA, Renan Freitas (emérito), Marilene Corrêa e a convidada da UNICAMP Elide Rugai Bastos (todos tiveram como mestres e orientadores nada mais nada menos que os “legendários” da Sociologia brazuca, os USPianos Otávio Ianni  e Florestan Fernandes) e transitam muito bem em temas pelos quais tenho muito interesse como relações raciais e pensamento social brasileiro.

Estou gostando muito e a minha professora de Metodologia das Ciências Sociais, é “fera”, com um curriculum e bagagens teórica e prática que dão um sentido muito interessante à formação, vale a pena conhecer só pela história de vida…, mulher negra, nascida em seringal no meio da Amazônia e que atingiu os píncaros da vida acadêmica (tendo sido inclusive Reitora), veja o vídeo abaixo, da série “A Ciência que eu faço” onde ela fala da sua trajetória.

Com o avanço do curso vou mostrando os de outros professores, como o da minha caríssima orientadora Prof. Dra. Patricia Sampaio.

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s