Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Personal VIDEOKÊ (na tela da TV)

Deixe um comentário

videokê-2

“Quem canta seus males espanta ” diz o velho ditado…

Algum tempo atrás escrevi alguma coisa sobre VIDEOKÊ (Karaokê guiado por vídeo), mas agora aproveitando o recente post sobre ligar micro antigo em TV antiga para ver filmes online, me pareceu interessante voltar ao tema, afinal… já que dar uma “sobrevida” aos equipamentos antigos atualizando hardware nem sempre é possível (ou  não compensa econômica e tecnicamente), por outro lado, agregar novos usos a eles pode ser bem interessante….

Usar o notebook como videokê já era para mim uma prática comum, mas poder ter isso em uma tela maior é um “plus” bem legal, aproveito o velho micro que “já não é mais aquele” em outros usos, bem como a velha TV já um tanto desatualizada frente aos recursos das atuais (full HD, HDMI, 3D, Wireless, INTERNET, interativas, etc…), e se você tem um micro novo e uma TV nova (de preferência ligado a um home theater) a coisa fica mais fácil ainda… .

Muita gente deve estar pensando, “ah! mas usar o DVD com Karaokê na TV  ou com aparelhos domésticos de videokê é muito mais simples e não tem nada de ‘novidade’…”,  de fato, mas já que estamos falando de aproveitamento de equipamentos existentes e economia…,  tem ainda uns detalhes que fazem toda a diferença e é neles que quero focar:

1- Karaokê em DVD é meio chato…, não tem a mesma sonoridade dos Videokês profissionais instalados em bares que todo mundo curte…, os fundos de tela são no mínimo sem graça…, os discos DVDS são caros e limitados (e tem ainda a questão do manuseio de vários discos), além de não conterem na maioria das vezes seleções que agradem ao gosto variado ou mais específico de quem está fazendo sua própria sessão de karaokê, quase o mesmo vale para os aparelhos domésticos de videokê com seus cartuchos caros ou mais recentemente com seus downloads pagos.

2- No micro você pode ter funcionalidade videokê basicamente de dois modos: ONLINE, através de vídeos legendados disponibilizados no Youtube ou sites especializados aonde se pode cantar e ter inclusive platéia virtual, ou então  OFFLINE, através de programas e arquivos instalados no micro…

3- Karaokê em microcomputador tem um monte de vantagens…, os  arquivos das músicas podem ser feitos a partir de midis originais (ou seja, a base musical das gravações originais), tem um exército de aficcionados que fazem constantemente e no mundo todo a sincronização (junção de legendas e fundo musical) de suas músicas favoritas ou das mais tocadas em um dado momento ou contexto (isso significa que há um estoque ilimitado de músicas  e provavelmente músicas que jamais entrariam nas seleções feitas para DVDs)  e por fim o melhor… as músicas estão todas disponibilizadas para baixar DE GRAÇA pela INTERNET…  (ou seja, você baixa só o que achar legal e o repertório está sempre razoavelmente atualizado).

4- Existem na Web vários programas para Videokê, cada qual com prós e contras, existem os pagos e também os freewares, pesquisando vai encontrar um legal, mas para adiantar, vou recomendar 3 bons programas :

a) GOSING , é freeware, no próprio site do software tem músicas para baixar, o lance legal dele é que além da legenda sincronizada  tem um “semáforo” que ajuda a controlar as pausas, evitando que se entre adiantado ou atrasado nas estrofes…, desvantagens são a forma “meio tosca” de listagem das músicas e forma de escolher, fundo não dinâmico e tipos de arquivos aceitos muito reduzido.

b) MICROKÊ, é pago (mas muito barato, e vale a pena), no site também tem músicas para baixar, cheio de recursos, dá pontuação e com uma interface muito bacana, desvantagens : reze para não ter que formatar ou fazer alterações de sistema no seu micro, pois muito provavelmente terá que comprar nova licença (o suporte não dá muita bola para os seus contatos).

c) REALORCHE, essa versão Br tem licenciamento gratuito (mas tem que registrar), o programa é completo, dá notas e aceita todos os tipos de arquivos (KAR, MID, ST3, MK1), no site você pode baixar músicas individualmente ou adquirir pagando os pacotes de músicas  nacionais e internacionais ( com mais de 5 mil músicas cada) .

5- Várias outras fontes de músicas, você pode obter baixando pacotes inteiros (em geral pagos) oferecidos em diversos sites ou baixar individualmente as que lhe interessam, tem vários sites brasileiros  e estrangeiros onde se pode fazer isso, aqui algumas sugestões: www.karaokenet.com.br , http://www2.uol.com.br/cante/ , http://www.kboing.com.br/karaoke/novidades.php . Você pode também simplesmente fazer uma busca pelo  nome da canção ou cantor acrescido do tipo de arquivo “.kar” ou . “st3”.

É isso !,  com tudo pronto é só soltar a voz ! 🙂

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s