Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Marcha para Jesus – Manaus, a “campeã” nacional ?, duvido…

2 Comentários

podium-manaus

Não vou nem entrar na questão de discutir o mérito ou não das “Marchas para Jesus”  e das demonstrações de intolerância explícita nas próprias e nos comentários das notícias sobre.., vou deixar (para quem interessar) a visão de um religioso protestante que apesar de partir de premissas de análise diferentes, é bem menos “antagônico” para opinar que eu… e publicada e uma fonte que ninguém vai  sequer sugerir que é  “anti-evangélica ou anti-cristã”  (o que também não é meu caso, apesar de como disse ter um respeitoso antagonismo com certas facetas da questão):  PASTOR LISTA 10 MOTIVOS PARA NÃO PARTICIPAR DA MARCHA PARA JESUS .

O que quero questionar são alguns números que midiaticamente vem sendo divulgados, a imprensa em Manaus faz divulgação assim : Marcha para Jesus 2013 reúne cerca de 1 milhão de pessoas em Manaus, afirma PM , UM MILHÃO ????,  não se discute que o evento é um MEGA-EVENTO e de centenas de milhares de pessoas… , mas isso tem algumas inconsistências lógicas :

1- Manaus tem cerca de 2 milhões de habitantes… (e não aumenta muito com a região metropolitana), metade seria evangélica e estiveram reunidos em um único evento ????, nem as festas populares e eventos multiculturais e turísticos conseguem mobilizar a metade da população de uma capital…, e em um estado como o Amazonas onde  população está mais da metade na capital e com as distâncias e dificuldades de acesso (praticamente sem estradas) fica difícil imaginar grandes deslocamentos do interior …

2- Os números destoam enormemente de outras situações , exemplo :

Marcha para Jesus de Belém atrai 5 mil pessoas  (Qual seria o problema com a capital paraense ???, com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, 2,1 milhões se contarmos toda a região metropolitana…, o número estaria errado ? (o tradicional Círio de Nazaré arrasta faz tempo mais de 2 milhões de participantes pelas avenidas de Belém… e por ser a maior festa religiosa nacional atrai gente não apenas de todo o Pará mas do país todo), pois bem, acrescentemos então dois zeros… 500 mil, seria 1/3 da população da capital e 1/4 da de toda região metropolitana…, razoável, mas a notícia fala em apenas 5 mil…)

Marcha para Jesus reúne cerca de 500 mil pessoas no Rio  (Isso por que teve apoio da Globo e a  liderança dos  Prs. Silas Malafaia e “estrelas” de todas as outras denominações, exceto Edir Macedo (brigado com o resto da turma)  e sua Universal, vá lá… que tivesse dobrado ou até mesmo triplicado com a Universal, 1,5 milhão… em uma população de 6, 3 milhões só na capital e 11,7 milhões em toda a região metropolitana…, seria razoável, mas em meio a números tão grandiosos a marcha carioca foi   ” a metade da de Manaus”  ???  🙂  )

Marcha para Jesus reúne multidão de evangélicos em São Paulo, Segundo a PM, mais de 1 milhão de pessoas participaram do evento. (2012) (em SP a marcha ganha ares de evento internacional, anunciada como “o maior evento popular cristão do mundo” com gente vindo de tudo que é lado, a população da capital paulista é de 11 milhões, se contar toda região metropolitana dá 20 milhões… , porém mesmo assim teve ano passado a participação na casa do 1 milhão (supondo que aumente este ano para 1,4 milhão…). mesmo assim seria 12% ou  5% dependendo do contexto que se pega…

Então qual foi o “milagre de multiplicação” que ocorreu em Manaus ????, por que tanta diferença de Belém  ? (que também é da região norte e de população próxima), como é que “dobrou” em cima do RJ com o triplo ou seis vezes mais população ? , como conseguiu igualar o recorde anterior do “maior evento cristão do mundo” ( que ocorre em uma cidade cinco vezes mais populada, ou dez vezes mais se olharmos região metropolitana… ) .

3- Situação ainda mais estranha se formos comparar com outros eventos de “pegada internacional” como a Parada Gay de SP (que já deixou de ser exclusivamente Gay  há muito tempo para se tornar evento turístico “aberto” ) e que teve 600 mil participantes em 2013, ou para não comparar “alhos com bugalhos” ficando apenas na seara do religioso, com evento de cunho tradicional  que é o Círio de Nazaré (que obviamente arrasta gente de todo o estado do Pará e de todo o Brasil, sendo compreensível uma participação até um pouco maior do que a população normal  da metrópole paraense) essa é  irrefutavelmente  a maior manifestação do tipo no norte (aliás de todo o país) que ocorre desde 1793 (219 anos) e que tem mantido série histórica de mais de 2 milhões de participantes desde 2005 (em 2007, 2,7 milhões de pessoas e durou 7 horas) .

Apenas para ilustrar o quanto significa UM MILHÃO de pessoas em Manaus, esse é praticamente o NÚMERO DE ELEITORES no município  1.159.675 (dados de 2012)  o que equivaleria a coisa 65% da população “oficial” de 1, 8 milhões de habitantes, duvido muito que mesmo contando crianças, adolescentes e outros não-eleitores participantes , o número de evangélicos em uma manifestação rivalizasse com o de eleitores…

Em outros tempos até imaginaria que essa “contagem da PM  amazonense” estaria “puxando a sardinha”  para certo lado…, mas hoje é deveras  UM MISTÉRIO…

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

2 pensamentos sobre “Marcha para Jesus – Manaus, a “campeã” nacional ?, duvido…

  1. Não acredito que as minorias fiquem “de fora” desse aglomerado, aliás elas estão lá dentro mas “anestesiadas/anuladas”, não são abraçadas nem expostas em suas peculiaridades…, o problema é que a ideologia teocrata, assim como o comunismo fundamentalista, reduz tudo a uma condição dicotômica, é o “nós” e o “eles” , no comunismo dizem não enxergar as diferenças, a única luta que interessa é a do proletariado contra a burguesia (Trabalho X Capital) ou seja , tudo é questão de classe; já no outro caso é tudo uma questão de “povo de Deus” e “o resto” , (não vou nem me referir à teologia da prosperidade) a única luta que interessa é “salvar para Jesus” (e entre os “salvos” não pode haver diversidade ou divergência) e contra “o inimigo” (que na realidade é tudo e todos que não se baseiam em sua doutrina e “modelo ético” ), ou seja, o proselitismo anula outras causas.

  2. O fato, mestre, é que os interessados, “puxam a sardinha”, inclusive da lata dos outros para a sua.Creio que essa aglomeração deveria ser melhor aproveitada, com a inclusão de protestos que beneficiasse a todos.Segundo a Biblia somos todos, sem distinção, filhos de Deus, se é assim , porq as categorias que são caracterizadas ( rotuladas) como as minorias permanecem fora desse aglomerado de cristãos filhos de Deus, seguidores de Jesus? Não compreendo a pregação do amor ao próximo em nome de Jesus, com tamanho apartheid.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s