Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Uma tomada elétrica e portátil a energia solar

Deixe um comentário

Excelente Notícia, a chamada “mão na roda” :-), energia elétrica em qualquer lugar, portátil e ecológica, aqui na Amazônia onde tem muitos lugares aonde não chega energia convencional, é preciso usar barulhentos e pesados “motores de luz” (geradores a gasolina ou diesel), essa tomada não aguenta um freezer, mas para pequenos eletrodomésticos, TV portátil, som, computador ou iluminação seria excelente  :

” Uma tomada elétrica e portátil a energia solar

Uma tomada elétrica e portátil a energia solar

© Kyuho Song & Boa Oh
Uma tomada portátil que se alimenta a energia solar seria um sonho tornado realidade. É esse o objetivo da ‘Window Socket’, uma tomada com células fotovoltaicas que se pode colar em qualquer janela e que tem uma bateria para armazenar energia. O problema é que, por enquanto, a ‘Window Socket’ é apenas uma ideia.
Embora, esta solução ainda seja apenas um conceito, a ideia está a fazer furor na internet e a gerar intensas discussões sobre a sua possível concretização. O conceito é tão simples e genial que está a tornar-se viral.Desenhado pela dupla Kyuho Song & Boa Oh, da Coreia do Sul, o protótipo desta tomada tem uma base que funciona como ventosa e que pode ser colada a qualquer janela. A mesma base tem uma série de células fotovoltaicas e dentro da tomada está uma bateria que servirá para armazenar energia.

Apesar de muitos elogios e incentivos, o engenho está a ser também criticado por vários utilizadores que consideram o conceito impossível de concretizar. No entanto, os designers já responderam a alguns comentadores do site Yanco Design esclarecendo que estão, neste momento, a resolver a parte técnica da ideia.

Image and video hosting by TinyPic

Produto patenteado e procura de soluções técnicas

“O produto já está patenteado e a investigação técnica para a produção em massa do protótipo está a decorrer. Esta tecnologia é possível de concretizar. Por enquanto, a eficiência em termos da potência e do tempo de carregamento ainda não é suficiente. Acreditamos que isso será resolvido”, disse Kyuho Song.

Na realidade, há já várias soluções semelhantes no mercado, como o carregador de aparelhos eletrónicos Ray, que também é portátil e funciona a energia solar. Resta-nos, por isso, esperar que os desafios técnicos da ‘Window Socket’ sejam ultrapassados e que esta solução engenhosa se torne realidade. “

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s