Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Adeus ao Emílio

Deixe um comentário

Com o LP (Viníl) de minha coleção,  Aquarela Brasileira 2  de 1989

Com o LP (Viníl) de minha coleção, Aquarela Brasileira 2 de 1989

Ontem no noticiário nacional, a morte aos 66 anos do grande cantor Emílio Santiago esteve em todas as pautas; infelizmente não deu para eu escrever nada ontem mesmo, porém não poderia deixar de dar a minha palavrinha.

Apesar de não ser exatamente um “Super Fã” do Emílio Santiago (mas conheço quem era, como o nosso amigo Valdemir, que não só era fã como “manda” muito bem fazendo “Covers” do Emílio quando tem oportunidade), como grande parte dos brasileiros, admirava o seu talento e performances, muitos de seus sucessos embalaram momentos importantes de nossas vidas. Confesso que o cantor não estava no meu “playlist” atual e frequente, mas já esteve,  e eventualmente revisando minha coleção de vinís um flashback era inevitável :-).

Havia quem o definisse como “sambista”, mas acho que ele suplantou de muito esse “limíte”, era em verdade um “Crooner” (talvez o último em atividade) que dava às suas interpretações (inclusive de sucessos ja consagrados por outros cantores) em vários estilos musicais, um swing, um “molho” especial , com sua voz encorpada e maneirismos vocais.

Até em bincadeirinhas de “advinha o que é “, o cantor apareceu, quem não lembra daquela inocente pegadinha ? , ” – O que é um pontinho preto no meio do milharal ? , – é um ‘ Milho Santiago’ ”  🙂 .

Pois é…, mais uma estrela referência para minha geração e outras que “muda de andar”, que Oyá o conduza a bom lugar no Orum.

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s