Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Francisco, o Papa de um mundo em deslocamento de eixos.

Deixe um comentário

"E agora caríssimos, gostaria de propor a canonização sumária de uma pessoa guiada por 'La mano de Dios'... " (brincadeirinha pessoal ! :-) com todo respeito, mas não poderia perder a piada...

“E agora caríssimos, gostaria de propor a canonização sumária de uma pessoa guiada por ‘La mano de Dios’… ”                                                                                                                       (brincadeirinha pessoal ! :-), todo respeito, mas não poderia perder a piada…)

Agora falando sério, é claro que ao falar em deslocamento de eixo, não estou me referindo à aquele tipo que nos deixou preocupados no final de 2012… :-), mas sim de um mundo em que a geopolítica, geoeconomia e perfis do poder estão mudando com força e velocidade incomuns.

Em um mundo em que o Presidente dos EUA (país tradicionalmente racista) é um Negro, as Presidentes da Alemanha, Brasil e Argentina (países tradicionalmente machistas) são mulheres, a Europa e Estados Unidos passam por uma grande crise financeira enquanto os países emergentes (BRICS) consolidam suas posições entre as economias mais desenvolvidas; a Igreja Católica elege o agora Ex-Arcebispo de Buenos Aires, Cardeal Mario Bergoglio, de 76 anos, o seu primeiro Sumo Pontífice  vindo de abaixo do Equador, aliás o primeiro Papa do continente americano, primeiro latino-americano, primeiro sul-americano, primeiro argentino, primeiro a adotar o nome de Francisco e salvo engano o primeiro FARMACÊUTICO e o primeiro jesuíta… (o que para quem tem uma noção mínima da  História da Igreja Católica, significa : disciplina, exigência de obediência absoluta ao Papa, alta penetração global, foco no processo de educação e evangelização e alto entranhamento e influência em todas esferas de poder…, alguns lembrarão da relação próxima com os Direitos Humanos e outros lembrarão de obscuras atribuições na defesa da Santa Sé e da hegemonia católica no mundo…; basta também lembrar que foi justo aos Jesuítas, confiada a  missão de chegar primeiro ao novo mundo e iniciar a sua conquista ao cristianismo, assim foi também na investida europeia sobre a Ásia…, ou seja, fazendo uma analogia grossa, poderiamos dizer que os jesuítas são o BOPE da Santa Sé, aliás disposição esperada vindo de uma ordem religiosa fundada por um militar [Ignácio de Loyola] e com o nome de Companhia…). O novo Papa é conhecido pela simplicidade de estilo e bom humor, e moderno já usava o facebook no contato com fiéis enquanto Arcebispo de Buenos Aires.

Não importa a qual religião se pertença, é sensato reconhecer que  a importância e influência do Papa no contexto mundial é enorme e não pode ser ignorada,  a mesma pode refletir em muitos aspectos da vida em sociedade (inclusive para os não-católicos), na relação com as questões de Direitos Humanos e diversidade e nas relações internacionais.

Bom, agora é aguardar para ver…, por enquanto a consequência mais previsível da eleição do novo Papa é ter que aguentar o já inflado ego de “los hermanos” argentinos, crescer ainda mais :-), aliás na imprensa argentina já apareceu manchete falando sobre o novo Papa… “La mano de Dios”, (referência ao famoso gol marcado por Maradona na Copa do Mundo de 1986).  Ah ! e o Papa é fã de futebol…, o que significa que nas próximas Copas teremos o Papa torcendo (e rezando , ih….) pela Argentina…, resta o consolo de saber que se o Papa é argentino, Deus é brasileiro… \o/  🙂 .

Bola pra frente !

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s