Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Sandy & Papo os Claudinho & Buchecha da Venezuela…

Deixe um comentário

sandy-papo

Passeios por outros países e culturas sempre trazem algo novo (pelo menos para a gente que não conhecia certas coisas 🙂 ), nas férias recentes parte passada na Venezuela, eis que na quente ilha de Margarita, em uma tarde durante o almoço, estava ouvindo de uma banca de camelô próxima, vários e animados sons latino-dançantes como Vallenato, Merengue e Salsa, na saída aproveitei para  comprar uns cdzinhos.

Comprei uma Salsas mais novas  e Vallenatos, ao perguntar ao vendedor por algum ritmo mais “atual” como reggaeton ou technomerengue, a resposta veio rápida e segura, ” Lleva a Sandy & Papo, te vaya gustar”;  ouvi um trecho, gostei e levei.

Já de volta ao Brasil e ouvindo o CD, que tem de fato uma pegada muito bacana e atual (uma  mistura de Merengue com RAP e Dance, com umas incidentais de músicas muito conhecidas de outros ritmos) que achei de cara MUITO PARECIDA  com a de alguns grupos dominicanos antigos que eu já conhecia levemente como o FULANITO ou o PROYECTO UNO; dito e feito…, a dupla Sandy & Papo que é idolatrada na Venezuela era na realidade dominicana e contemporânea dos outros grupos citados…, uma das músicas me chamou a atenção pois era uma homenagem póstuma ao cantor Papo (surpresa 1, uma dupla de tanto sucesso e “nas paradas de sucesso” tinha se desfeito por morte de um dos integrantes, surpresa 2, isso não foi recente e sim pasmem em 1999…) .

Um dos motivos de não ter notado ser o som  já tão “antiguinho” é pela atualidade do mesmo (aliás nos países de língua espanhola, os sucessos do passado parecem nunca morrer e  estarem sempre atuais, pois tocam direto e todo mundo gosta) o segundo motivo foi uma das músicas do meu CD ( El Mueve-Mueve ,  uma versão de  Like to Move It ), sucesso que só conheci na trilha sonora da animação MADAGASCAR (1) de 2005 (para quem não está “ligando o nome à pessoa” é aquela que toca na balada dos lêmures do Rei Julien) mas que em verdade já tinha feito sucesso com N versões mundo afora desde 1994… , na realidade a versão de Sandy & Papo era bem mais antiga que a do filme e não o contrário… 🙂 .

A história de sucesso lembra um pouco  a da  nossa conhecida dupla Claudinho e Buchecha, desfeita de forma idêntica (um acidente de automóvel), mas me parece que a “vida” da dupla domenicana/venezuelana é muitíssimo mais presente entre os venezuelanos que a da dupla brazuca entre nós.

Fica ai um clipe da dupla para quem quiser conhecer, além dessa tem muitas outras músicas bem legais, vale a pena checar:

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s