Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Rádio Marinha ???

Deixe um comentário

Pois é, outro dia ao “zapear” o dial do rádio do carro, me deparei com uma rádio que estava tocando uma música interessante, sem prestar  atenção na frequência deixei por lá e qual não foi a surpresa quando na hora em que se falou o indicativo da emissora , ouvi RADIO MARINHA FM… ; pensei comigo ” Uma rádio FM da marinha ? na frequência “aberta” comercial ????, ” obviamente imaginei que uma rádio militar deveria em tese servir para fins corporativos como passar mensagens para militares em postos distantes, executar hinos e principalmente informações de interesse exclusivo do pessoal da força  ou sobre a força (tipo uma “voz do Brasil” que tem os noticiários dos poderes ); ou ainda com uma programação bem ao “estilo” dos marinheiros (pelo menos dos que “conhecemos”) com muito pagode e funk carioca…, mas qual nada, a Rádio Marinha FM,  tirando algumas pequenas inserções sobre atividades civis em unidades da força e obviamente um mínimo de propaganda institucional, é praticamente  uma ” rádio civil  de música ambiente” .

Ouvi a programação em distintos horários, é excelente, um misto de “flashback” com “world music” e música ambiente  de vários estilos, enfim uma programação muito agradável , sem comerciais e livre das “paradas de sucesso do momento”, o que a torna diferenciada e interessante.

Já tem muita gente sintonizada  (principalmente o público automotivo, até minha filha adolescente já conhecia e se diz fã pois ouve sempre no carro da mãe dela…), creio que a frequência deva ser a mesma em todo o Brasil, aqui em Manaus é 99.9 MHZ.

Acho que todo mundo está gostando…, exceto é claro o nosso caríssimo RONALDO TIRADENTES :-), dono da rádio TIRADENTES FM, cujo nicho é exatamente o mesmo da RADIO MARINHA FM…,  pois a lógica do rádio é sustentação por meio da publicidade inserida junto com a programação, só que para isso funcionar bem tem que ter muita audiência, que agora com a nova rádio vai ficar no mínimo muito dividida (com a vantagem para a radio marinha, que não tem nem precisa de anunciantes…).

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s