Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Santos Dumont : nosso herói “nerd e esquisitão”

Deixe um comentário

Alberto Santos Dumont ( * Palmira-MG (hoje rebatizada com seu nome), 20 de julho de 1873 —  + Guarujá-SP, 23 de julho de 1932;  se vivo hoje completaria 138 anos),  é sem dúvida um dos brasileiros que mais causaram orgulho ao nosso país, com suas conquistas aéreas pioneiras, além de outras invenções pelas quais é menos conhecido como por exemplo o relógio de pulso.

Não obstante toda justificada glorificação à figura de Santos Dumont  “O  pai da aviação”,  sua figura encerra também uma monumental coleção de mistérios e controvérsias que vão desde uma sexualidade indecifrável (nunca casou, não teve filhos, não sem tem certeza se era hétero, muito menos se era gay (ou bi)…, de certo mesmo é que era o que hoje se chama de metrosexual (muito preocupado com a aparência),  e ainda há registros que insinuam  que morreu virgem), passando por “esquisitices”  típicas dos nerds atuais e  culminando com a morte por suicídio.

“Cultuado” e festejado pelos militares,  há registros  de que era contra o uso de sua invenção para fins militares (mas há registros que também mostram o contrário…), franzino, “arrumadinho” , de modos muito refinados e muito tímido, tinha coragem de fazer o que muitos valentões “casca grossa” da época não tinham…,  por fim, deve ser o único brasileiro (que eu saiba) que tem o coração exposto em um museu militar… (como se fosse uma relíquia daquelas de santos católicos).

Não costumo indicar links da Wikipedia pois é uma enciclopédia aberta em que muitos “metem a mão”  e  por vezes contaminam e distorcem as informações retirando o rigor científico pleno e a isenção ideológica,  mas o verbete sobre Santos Dumont  me parece bem justo e  um dos que mais se beneficiaram com a característica de “abertura”, pois além da riqueza de informações comuns, tem também outras que normalmente jamais entrariam em um enciclopédia padrão ou em um livro de História… vale a pena conferir :

http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos_Dumont#O_ingresso_no_alpinismo_e_no_automobilismo

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s