Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Kaká e o "álibi evangélico"

Deixe um comentário

A recente polêmica envolvendo o comentarista Juca Kfouri e o jogador KaKá , merece um post…

Entre os líderes das grandes igrejas neopentecostais a prática do "álibi evangélico" já existe faz tempo…, todas as vezes que surge uma crítica contundente, uma denúncia, uma prisão… lá vem o "álibi evangélico" , a coisa vira "perseguição religiosa",  logo alguém lembra  um versículo bíblico como : “E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós. E de todos sereis odiados por causa do meu nome” (Lucas 21.16-17), obviamente em uma leitura completamente fora de contexto… , se estivéssemos falando da opção pela fé cristã em um país onde  a Sharia (conjunto de leis que regem a vida do muçulmano) é inclusive a lei do estado, a coisa era outra…, em um um país onde não se consegue andar 2 ou 3 quarteirões sem topar com algum templo evangélico e não se consegue zapear a TV aberta por 3 canais seguidos sem topar com um "telepastor" essa "vitimização" chega a ser ridícula…  .

Ainda não vi, mas não tarda a aparecer alguém para levantar a tese que a população carcerária é majoritariamente "evangélica" e que é por pura  "perseguição religiosa"  que eles estão lá (ou não saem de lá…) .

Tempos atrás estava em uma das varas criminais do fórum onde trabalho e chega um cidadão que se apresentava para uma audiência em que teria o processo suspenso (grossus modus  é um "acordo judicial" em que o acusado se compromete a "não aprontar" e  a se apresentar de tempos em tempos, com isso evita a prisão), o tipo com "pinta de meliante" o corpo todo tatuado (e não eram tatuagens "artísticas", eram daquelas monocromáticas e "temáticas" que dão medo só de olhar…), trazia para a audiência um bíblia nas mãos  e  vestia uma camiseta do "exército do senhor" … , as condições jurídicas lhe amparavam, mas "só para garantir" não dispensou o "álibi evangélico"… .

O interessante é ver que muitos dos que se dizem perseguidos pela "intolerância religiosa"  tem histórico de intolerância para com outras religiões, vide o caso do ex-bispo Crivella da IURD ex-candidato a prefeito do Rio de Janeiro que antes de reclamar de  "intolerância e preseguição" não teve o menor pudor em fazer um vídeo desancado de uma só vez várias religiões vide : http://www.youtube.com/watch?v=RDXqJ3Jhbwo ; no futebol tivemos pouco tempo atrás o emblemático caso dos "meninos do Santos" (Robinho, Neymar, Ganso e Brum) que se recusaram a descer do ônibus em uma visita a um lar espírita para crianças com paralisia, só depois da verdadeira intolerância desmascarada e do "filme queimado" é que em outra oportunidade fizeram a visita para tentar reverter a péssima imagem deixada… ; não vou nem falar na diuturna "malhação" feita  por  pastores através de todos os meios (incluindo concessões públicas de difusão) que se faz em cima principalmente das religiões de matriz africana, em um acintoso desrespeito a Constituição e leis anti-discriminação.

Até o casal de bispos lideres da Igreja Renascer (da qual Kaká detém o título de pastor) presos após pegos em delito criminoso em entrada nos EUA (por sinal um "país protestante") já sacaram do tal álibi… .

Não sou a favor de qualquer tipo de "perseguição" e  intolerância , mas aguentar o proselitismo, o "farisaísmo", hipocrisia e o "inversionismo"  que anda grassando por ai é de lascar…

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s