Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

E se fez "a vida"…, será ?

Deixe um comentário

 

Ontem, explodiu na imprensa "a bomba" , Cientistas no EUA, criaram o  primeiro organismo vivo (célula ativa), a partir da combinação de substâncias químicas… .

Na realidade o evento tem um grande impacto e importância mas não é "exatamente" o que a imprensa alardeou (ou pelo menos o que se deu a entender pelas manchetes) .

O que aconteceu não foi " a vida a partir do zero" mas a ATIVAÇÃO de uma "célula oca" criada a partir de manipulação genética e "preenchida" a partir da combinação de substâncias químicas  em uma sequência de DNA criada  por computador, gerando uma célula que se reproduz, mas que  não teve um ancestral direto completamente natural, ou seja, um novo organismo vivo sem precedentes.

De qualquer forma é um avanço científico magnífico e  abre a perspectiva para  muitas aplicações, como "programar" a criação de novos organismos com características interessantes dos pontos de vista médico, ambiental,  social e econômico…  .

Resta apenas lembrar que toda tecnologia (o resultado prático da pesquisa científica), pode ser utilizada tanto para o bem quanto para o mal… (e isso não é  "virtude" nem "culpa" da mesma e sim da índole humana). é exatamente como a utilização das "energias" (que são "amorais"), quem as faz  "boas ou más" é a utilização determinada pelas pessoas… .

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s