Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

O acidente aéreo e o blogging

Deixe um comentário

Imagem de insólito acidente aéreo em cemitério no exterior

Um acidente aéreo matou ontem em Manaus-AM os seis ocupantes de um avião bimotor Sêneca II, cinco deles da SEDUC – Secretaria Estadual de Educação, incluindo a própria Secretaria Estadual, maiores detalhes em: http://www.acritica.com.br/content/not-detail.asp?materia_id=159383

O acidente ocorreu ontem à tarde e foi manchete dos jornais de Manaus hoje.

Uma das principais características de blogar (pelo menos para boa parte dos blogueiros) é comentar as notícias que saem na grande mídia, eventualmente se faz "matéria" sobre eventos e fatos que não são cobertos pela imprensa ou cobertos com um foco diferente do que achamos importante.

Na maioria desses casos as situações são "distantes" do nosso cotidiano e as pessoas são "celebridades" ou autoridades e outras pessoas com quem nunca cruzamos pessoalmente.

Fiz  toda essa introdução, para poder utilizar uma outra característica de blogar, que é  externar a reflexão pessoal…, em novembro passado estive em  reunião com 3 das vítimas fatais desse acidente…, não dava para imaginar o que o futuro reservava para aquelas pessoas, o que obviamente nos faz refletir sobre a incerteza que é o futuro…, sobre o efemeridade da vida, podemos estar a  menos de uma hora do fim…, estamos aproveitando a vida ? , os momentos ? ,  estamos deixando para  um amanhã que não virá, o que deveriamos fazer hoje ?…, são conjecturas que não nos escapam nessas horas.

Sempre me lembro nessas horas do  já falecido Renato Russo,  a cantar :  "É preciso amar, as pessoas, como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar, na verdade não há…" .

Também não dá para não pensar nas "peças" que o destino prega…, como no caso do piloto, o Comandante Vaspeano, que literalmente nasceu em um avião (fato raríssimo) , passou mais da metade da vida comandando aviões e para fechar um ciclo de eventos impressionantemente raros , morreu em um avião…, não deve ter tido mais ninguém no mundo com uma sequência dessas… .

É muito pouco provável que algum familiar das vítimas venha a ler o post  (mas não é impossível), talvez algum amigo…, de qualquer modo, vão ai nossos sentimentos de pesar, pela perda de vidas tão proficuas  e de forma tão trágica.

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s