Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Racismo ambiental: fique por dentro…

Deixe um comentário

Fotomontagem by blogdojuarez

Racismo ambiental ???, isso existe ? .

Resposta : SIM existe e saiba do que se trata.

Para começar  cito duas definições para o termo :

" [..] 'racismo ambiental' se refere a qualquer política, prática ou diretiva que afete ou prejudique, de formas diferentes, voluntária ou involuntariamente, a pessoas, grupos ou comunidades por motivos de raça ou cor. Esta idéia se associa com políticas públicas e práticas industriais encaminhadas a favorecer as empresas impondo altos custos às pessoas de cor."(Robert Bullard) .

“Chamamos de Racismo Ambiental às injustiças sociais e ambientais que recaem de forma implacável sobre grupos étnicos vulnerabilizados e outras comunidades, discriminadas por sua origem ou cor”. (racismoambiental.net.br)

Para ilustrar  com um exemplo prático (apesar de fictício e 'fantástico',  mas  de ampla visualização hoje), cito a situação vivida pelo povo alienígena "Naa' Vi"  no premiado filme "AVATAR" de James Cameron; no filme os  nativos do planeta pandora, tem seus valores culturais e sua visão/ ligação com o meio ambiente em seu território, desconsiderados pelos dirigentes da  colônia humana no planeta, tecnológica e militarmente dominantes; o que culmina em expulsão e destruição do seu habitat, para atender  os interesses terráqueos nos minerais do planeta.

O exemplo acima é "fantástico" mas tem muitos correspondentes na vida real .

  • Invasão de terras indígenas para exploração econômica das mais variadas.
  • Tentativas  e efetivações de desalojamento de populações e grupos tradicionais (Quilombolas, ribeirinhos, indígenas,  religiosos de matriz africana, outras minorias étnicas), para implementação de projetos de interesse exclusivo dos grupos social-economicamente dominantes .
  • Utilização de áreas ocupadas por populações tradicionais para despejo de resíduos nocivos ao meio-ambiente e saúde.
  • Alocação ou negligência com a ocupação de áreas ambientais inadequadas/perigosas por populações majoritariamente não-brancas.   

Diversos casos reais e recentes se enquadram no conceito :

Como esses há vários outros casos, citei principalmente os da questão quilombola por serem os menos divulgados e também  percebidos pela população em geral ; já que os da questão indígena tem grande visibilidade inclusive internacional.

O "caso da vez" é o da  construção da usina de Belo Monte ( rio Xingu) no Pará, que deve desalojar a população de 30 terras indígenas na região e causar a inundação de mais de 516 km quadrados (com todo o dano ambiental previsível).

Entre os vários protestos contra a construção, não é a toa que se fez presente em Brasília em um deles, ninguém menos que James Cameron,  justamente o diretor de Avatar…, alguma clara ligação  ? .

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s