Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Data histórica na Justiça amazonense

3 Comentários

Foto: Mario Oliveira

Tomou posse anteontem (08 de abril), no cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas, o Magistrado Sabino da Silva Marques .

Em muito prestigiada sessão de posse, o novo Desembargador assumiu o cargo.

Enquanto um dos 5 juizes de 1º grau mais antigos da  capital,  nos anos recentes concorreu 3 vezes consecutivas as vagas ocupadas pelo critério de mérito (houve uma  quarta vaga  ocupada pelo critério de antiguidade), em  2009  se tornando o Juiz mais antigo da capital ascendeu agora  ao cargo pelo critério de antiguidade, ocupando a vaga deixada com a aposentadoria compulsória do Desembargador Jovaldo Aguiar.

O Desembargador chega ao topo da carreira de magistrado dentro do TJAM,  aos 64 anos de idade e após 29 anos de exercício da magistratura.

Tanto nos discursos dos oradores que tiveram a palavra na sessão, quanto no do próprio novel desembargador, foram lembradas a origem humilde e a história de  vida cheia de  dificuldades  e  superação; os outros oradores fizeram questão de enfatizar também a competência e seriedade com que o agora Desembargador  conduziu sua carreira.

O detalhe histórico referido no título, deve-se ao fato do Desembargador ser o primeiro afrodescendente obvio e assumido a atingir o cargo no TJAM,  fato lembrado apenas sutilmente pelo mesmo (em acordo com o seu temperamento discreto) ao falando da origem familiar citar a família Berredo, da qual descende em parte e outras famílias negras  localmente conhecidas e oriundas da ilha de Barbados (ex-colônia inglesa), na época da  forte presença inglesa na região por conta do fausto da borracha, vindos para trabalhar nas construções contemporâneas do teatro Amazonas e da estrada de ferro Madeira-Mamoré no Acre;  nas demais manifestações do dia (inclusive imprensa) o detalhe foi solenemente ignorado.

Em anos anteriores o então Juiz Dr. Sabino, foi agraciado com a medalha "orgulho negro" reconhecimento simbólico de um dos  movimentos de negritude locais, pela sua contribuição para o reforço da imagem positiva e referencial para a juventude afrodescendente; recebeu também junto com outras personalidades locais em 2008, a placa "Consciência Negra: destaque na sociedade amazonense" concedida pela Faculdades Martha Falcão .

Parabéns ao Desembargador, família, Tribunal e sociedade em geral, o "terceiro gigante" (expressão utilizada em seu discurso para se referir ao judiciário) , está mais diverso, justo e renovado.

Nos fizemos presentes para prestigiar e cumprimentar o Desembargador.

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

3 pensamentos sobre “Data histórica na Justiça amazonense

  1. Desembargador Sabino poucos sabem o coraçao generoso .Deveria servi de exemplos para muitos.Claudia

  2. Considerei a promoção do Desembargador Sabino por antiguidade um desrespeito por tudo o que ele fez e representa para a magistratura amazonense.
    Não encontramos nos dicionários da língua portuguesa o significado oculto de merecimento no serviço público. mas nos sabemos qual é.
    Parabéns Desdor Sabino.

  3. Considerei a promoção do Desembargador Sabino por antiguidade um desrespeito por tudo o que ele fez e representa para a magistratura amazonense.
    Não encontramos nos dicionários da língua portuguesa o significado oculto de merecimento no serviço público. mas nos sabemos qual é.
    Parabéns Desdor Sabino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s