Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Quem é de Axé diz que é !

1 comentário

Essa é a campanha que está sendo lançada hoje pelo CEN-Coletivo de Entidades Negras liderando várias outras entidades de negritude e religiosidade de matriz africana de todo o país, em parceria com a SEPPIR-Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República e outros orgãos governamentais.

A ideia é conscientizar os adeptos das religiões de matriz africana a se declararem de acordo com a sua prática no Censo de 2010, já que é comum a declaração como "católicos" ou a não declaração, fruto de secular processo de estigmatização da religiosidade de matriz africana.

Com isso pretende-se um efeito AFIRMATIVO na auto-estima dos praticantes, na relação da sociedade em geral com as religiões dessa matriz e uma visibilidade censitária passível de utilização por exemplo em políticas públicas.

Vide: Coletivo de Entidades Negras: Lançamento da Campanha Quem é de Axé diz que é!

Me antecipando estou fazendo minha autodeclaração por aqui 🙂

Religião ? : CANDOMBLECISTA  (nação KETO) !

Por falar nisso, ontem a casa de Axé que frequento ganhou novo endereço, saiu do bairro da praça 14 onde esteve por mais de 3 décadas e se instalou na zona leste da cidade próximo à avenida grande circular, por sinal muito bem instalada (faltando alguns detalhes, mas já "operacional")  em um grande espaço, especialmente projetada e com um belíssimo visual (obra de artistas parintinenses) , Parabéns aos Pais  Jean de Xangô e Rodrigo e a todos os filhos da casa que trabalharam muito para tornar o sonho em realidade .

Detalhes da pré-inauguração da novas instalações.

Coincidência ??? : Eu e (coincidência 1) agrupados representação dos meus dois Orixás (raridade 1: ambos femininos) Oxum (Ajutó) e Yansã ( cabeça), acima está Xangô, Orixá da Justiça…(coincidência 2, trabalho na Justiça…) e que na mitologia Yorubá é justamente marido das duas…,(coincidência 3) portanto estão sempre juntos… (coincidência 4), causando uma  "proteção tripla" e em família…(raridade 2) :-), por acaso os 3 são os Orixás mais "sexys"  do panteão yorubá,  e  consequentemente os filhos de qualquer um dos três, são  por natureza pessoas sexys e "irresistíveis", mas sendo "filho da família toda" (raridade 3)  ai é covardia… 🙂 🙂

Pois é…, QUEM É DE AXÉ DIZ QUE É ! 

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Um pensamento sobre “Quem é de Axé diz que é !

  1. Pingback: Atlântico Negro – Na rota dos Orixás (3 de 6) | Abraço - abraços e beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s