Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

O "Inferno" dos DemoCRATAS…

Deixe um comentário

Imagem "emprestada" do blog "Império Magnovolts" de quem ele emprestou não sei… 

Está na mídia…, a pior crise enfrentada pelo DEMOCRATAS desde  a "refundação"  do velho PFL e consequente troca de nome. 

Minha observação empírica (pessoal) da política partidária brasileira (assim como de toda a minha geração) não teve infância e praticamente não teve adolescência.

Durante meus primeiros 15 anos de vida só havia ARENA e MDB e cá para nós minha noção e interesse por política praticamente inexistia .

Só em 1979 é que foi restabelecido o pluri-partidarismo no Brasil, foi ai que comecei a "prestar  alguma atenção"  à política, a arena virou PDS , o MDB virou PMDB e outros partidos "apareceram" como PDT e PT…; minha mentalidade de filho de militar criado dentro do período dos governos militares, não nutria absolutamente nenhuma "simpatia pela esquerda"…,  mas eram os "dancin´n days" e não pensava muito em nada nesse período que não fossem "os embalos de todo sábado á noite", em 82 política virou "pensamento proibido" nos quatro anos de vida na caserna que se seguiram, as "diretas já eram apenas acompanhadas com "interesse morno" pela TV .

Minha "vida de milíco" acabou pouco depois os governos militares, e em pleno "plano cruzado" no Governo Sarney minha vida de universitário apolítico também chegava ao fim. Dois anos depois (em 88, centenário da Abolição) tomei consciência  e me iniciei no Movimento Negro, convivendo com pessoas engajadas partidariamente (PT e PC do B) e com história no movimento sindical, mas minha "coerência histórico-ideológica"  "me arrastou" (junto com um convite do famoso atleta "João do Pulo" , então deputado estadual em SP) para o PFL (que hoje virou o DEM…).

Fui "Pefelista" militante, membro de executiva municipal e de disputar eleição para vereador, naquele ano, tive a primeira noção real do que é a "política partidária", éramos oposição na cidade (reduto tradicional do MDB/PMDB) e tive uma das maiores surpresas da vida ao em uma reunião "estratégica e discreta" do partido  (em plena campanha eleitoral), ver entrar e sentar calmante na nossa mesa os nossos "inimigos" (pelo menos era o que eu pensava até então…) o prefeito e o ex-prefeito "Pemedebistas" da cidade (ninguém menos que o hoje nacionalmente conhecido Geraldo Alckmin, "estrela PSDBista" ) para "negociar  apoios materiais" aos candidatos do PFL que "pegassem leve" nos ataques contra a situação, nesse dia minha "inocência político-partidária foi para a UTI" ( não morreu…, mas se encontra por lá até hoje… ) .

Depois disso fui do PRN paulista na época da Campanha do Collor, ai mudei para o Amazonas e fiquei 15 anos sem qualquer filiação partidária, nas últimas eleições (2006) bateu uma "leseira"  e me filiei ao PL (hoje PR) fui a uma convenção e só… ; agora estou no PV e com intenção de atuar ativamente, pois hoje creio estar o partido "refundado" e pronto para assumir uma luta e postura compatível com os novos paradigmas ambientais e sociais  e  o  contexto político.

Mas vamos ao assunto título, dei  toda essa "volta"  e  contei minha "loooonga" história só para "dar peso" à  três declarações a seguir :

1- A gente faz muita besteira na vida…, mas sempre pode perceber um erro, se arrepender e melhorar…,  como diriam o antigos romanos  "Mea Culpa, Mea Maxima Culpa" …

2- Nunca vi um partido tão "canalha", hipócrita  e contrário à  justiça social  e aos verdadeiros interesses do povo brasileiro quanto o DEM…

3- BEM FEITO !!!, lugar de …  é no "Inferno"…

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s