Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Trânsito de Manaus: adeus retornos e haja combustível e tempo…

2 Comentários

Que o trânsito de Manaus está caótico faz tempo todos sabem…

O primeiro motivo é o crescimento colossal da frota de veículos (hoje há 1 veículo para cada 4 habitantes) situação para a qual as antigas vias de circulação não foram projetadas/ dimensionadas.

O segundo é que, ao tentar solucionar o problema de escoamento, através da construção de novas vias e obras de melhoria do fluxo (passagens de nível, viadutos, alargamentos de pista e fechamento de retornos nas avenidas) se acaba "estrangulando" ainda mais o trânsito por longos períodos.

O terceiro é que, além das obras citadas no ponto anterior, ainda se tem que suportar outras obras de infra-estrutura  subterrâneas como introdução/ampliação de redes de esgoto, gasoduto, telefonia e elétrica, ou o simples "tapa-buraco" /sinalização (por vezes feitos em horas impróprias)

Por fim, a coisa complica quando entram em campo as "soluções" de engenharia de tráfego…, algumas bizarras como semáforo embaixo de viaduto, vias com diferentes números de pistas de ida e volta, semáforos "especiais" que favorecem grandes empreendimentos particulares, longas avenidas de mão única e agora a "moda" mais recente: FECHAR TUDO QUE É RETORNO EM AVENIDAS, forçando os condutores a multiplicar a distância e tempo de alguns trechos por 5 ou 10 vezes…

Assim não há Google Maps ou GPS, capaz de indicar automática e corretamente qualquer rota em Manaus…, nossa "Engenharia de tráfego"  conseguiu a proeza de impossibilitar até o uso dessa tecnologia.

Um pequeno exemplo é o abaixo: quem vinha do Centro/Cachoeirinha pela Av. Pres. Costa e Silva (conhecida por Silves) não tem mais nenhum ponto de retorno ou "saida" a partir do cruzamento com a Urucará até a Praça Francisco Pereira (Conhecida como Bola da Suframa); um percurso  de anteriormente 400 metros  (um minuto) entre dois conj. de apartamentos muito populados (Jardim Brasil (ponto A) e Parque Solimões (ponto B) )

imagem Google maps

Passou a ter:  3,6 Km (em teoria 6 minutos) e em horários de pico pode chegar a uma hora…

imagem Google maps

Para o pessoal do Jardim Brasil então…, piorou absurdamente, pois  fica na pista da direita e há apenas uma "saída"…(não dá mais nem para "escapar" para a Av. Tefé  e adjacências através da Atlântica pois fecharam o cruzamento)  que é a Av. Adalberto Vale, na Betânia e  simplesmente não tem (pelo menos até hoje) qualquer ligação que permita retornar na direção contrária e atingir o bairro da Cachoeirinha ou o Centro da Cidade (não sem antes uma enorme volta de no mínimo 30 minutos através do bairro de Educandos);  qualquer morador do Jardim Brasil que trabalhe ou estude por exemplo no bairro vizinho da Cachoeirinha "ganhou" 3,5 Km a mais de percurso apenas para voltar ao ponto de onde sairia normalmente…, em um carro 1.8  isso equivale a meio litro (R$ 1,40) a mais por dia (isso saindo apenas uma vez de casa), se for considerar apenas esse trecho extra apenas durante os dias de semana  e uma vez por dia, são R$ 30,00 a mais no orçamento… ; se considerarmos mais saidas diárias a partir de casa e as outras "avenidas sem retorno"  ou de mão-única"  da cidade (que obrigam a voltas enormes), ai é que a coisa fica feia.

Sofre também quem mora na Avenida Atlântica e imediações (próx. da esquina do antigo C.O da raiz) e se dirige ao Distrito industrial ou ao CECOMIZ por exemplo ( antes 1,4Km, 3 min. sem trânsito pesado), agora tem que ir pela Av. Santa cruz Machado (conhecida Tefé ) até o retorno do Makro no Japiim, e voltar pela General Rodrigo Otávio até a Bola da Suframa (6,2 Km, 13 min sem trânsito pesado) ou se estiver com muita pressa pode voltar  na Tefé até a Av. Urucará na Cachoeirinha, para entrar novamente na Silves, nesse caso  1,4 Km viraram 3,6 Km em 8 minutos… .

Tudo bem que algumas novas vias  na região, margeando os igarapés e PROSAMINs, além de novas ligações como a nova ponte da Maués (que inaugura hoje à noite)  e outras,  estão a caminho,  devendo estar liberadas em algum tempo, mas apenas essas e as em  construção ainda não resolvem a questão.

Citei como exemplo a região que moro, mas isso serve para toda a cidade…; pensando como cidadão consciente é até compreensível que,  para o bem coletivo e fluidez do tráfego, façamos pessoalmente alguns sacríficios e percamos algumas comodidades, mas  do jeito que está, parece que está havendo certo exagero e falta de equilibrio  nas medidas e principalmente de alteridade para com o cidadão… .

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

2 pensamentos sobre “Trânsito de Manaus: adeus retornos e haja combustível e tempo…

  1. Realmente, ficou horrivel, o fechamento dos retornos, principalmente quem mora no conjunto jardim brasil, a desculpa é porque Manaus é considerada uma metropole, será?  quem pagará nossas despesas de gasolina?
    Considero essa engenharia vergonhosa e sem nexo

  2. Realmente, ficou horrivel, o fechamento dos retornos, principalmente quem mora no conjunto jardim brasil, a desculpa é porque Manaus é considerada uma metropole, será?  quem pagará nossas despesas de gasolina?
    Considero essa engenharia vergonhosa e sem nexo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s