Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

A cobra comendo o rabo (ou adeus ano velho, feliz ano novo !)

4 Comentários

Todo mundo conhece aquela imagem clássica da cobra comendo o próprio rabo, refletindo,  parece o fim sendo devorado pelo começo, ou uma sequência que "termina em um impasse eterno", ou seja, simplesmente não termina… assim parece ser a corrida do tempo, um ano se vai e  outro vem, mas até quando ? .

Alguns poderiam imaginar que o tempo é uma percepção "pessoal",  que um dia começa com a chegada à vida e termina com a partida dela…, mas sabemos que "não somos uma ilha", o nosso tempo é compartilhado com outras pessoas, portanto dividimos nossas vidas e mesmo percepções durante períodos variados, se o "tempo termina" para uns, não termina para outros…, o que levaria a conclusão que o tempo não é individual, é coletivo…;  mais,  que o passado está unido ao presente por uma série de "pontos de contato" e que assim se sucederá com o atual presente que no futuro será passado… . 

Sendo assim o tempo não começa nem termina, ficamos "presos" em alguma parte dele, partes que são percebidas ou não de acordo com o nível de consciência de cada um, em cada pedaço do tempo, estamos no passado, no presente ou no futuro ? , sei lá !!!, como diria Einsten :  Isso é relativo .

Só sei que na nossa percepção estamos prestes a avançar de ano no calendário (que também não é um consenso universal, já que a contagem do tempo é diferente em várias culturas) afinal estamos encerrando o ano 2009   ou de fato estamos a 40 dias do início de 4708 (calendário chinês)  ou em outra data qualquer em outros calendários ? .

Mas já que percebemos primária e principalmente o que nos rodeia, sim , termina um ciclo e começa outro;  revisões e reflexões se fazem, perspectivas se delineam, resoluções de ano novo se projetam…, enfim, a sensação de "renovação" nos invade.

Ao invés de "viajar" nessa reflexão poderia ter falado do que me aconteceu e como vi a vida no ano que acaba , mas isso já está registrado no blog… , poderia dizer sobre minhas "resoluções de ano novo", mas seria mera especulação pois como diria Renato Russo,  "é preciso amar as pessoas, como se não houvesse amanhã, porque se você parar para pensar…, na verdade , não há. "

Sendo assim, só me resta  agradecer, e desejar a cada um dos que me tem gentilmente acompanhado nesse blog, que dentro de suas percepções temporais, o novo ciclo terreno (que para muitos vai se iniciar  em poucas horas), seja repleto de felicidades e melhor que o que se encerra.

Muito Axé (energia vital), para tod@s !!!

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

4 pensamentos sobre “A cobra comendo o rabo (ou adeus ano velho, feliz ano novo !)

  1. Querido Juarez,   arrebenta!!!    Estamos todos confiantes no Ano que chegou (2010),  Sempre alimente seus sonhos, vá para cima, conquiste o próximo, acredite; O poeta já dizia "Nada é impossível, quando alma não é pequena" sacou!!!

  2. Querido Juarez,   arrebenta!!!    Estamos todos confiantes no Ano que chegou (2010),  Sempre alimente seus sonhos, vá para cima, conquiste o próximo, acredite; O poeta já dizia "Nada é impossível, quando alma não é pequena" sacou!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s