Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Milagre em Santanna e Avatar

4 Comentários

De vez em quando eu dou uma de "crítico" de cinema e faço algumas "recomendações"  :) , essa semana tenho duas  (aliás …, a partir de agora criei uma categoria para Cinema, Literatura & Música),  não propositalmente de minha parte, mas por uma dessas "coincidências da vida", os dois filmes que comento tocam em relações "étnico-raciais",  uma  em nosso mundo no passado e outra em um mundo fictício no futuro entre humanos e alienígenas:

O primeiro é o excelente “MILAGRE EM SANTA ANNA”  Dirigido pelo norte-americano Spike Lee, que como de costume entre várias questões aborda a questão do racismo, a grande diferença é que agora é um filme de guerra… contando a história sobre 4 soldados de infantaria negros de uma divisão segregada do exército norte-americano na II grande guerra (campanha da Itália), que incrívelmente se vem separados de sua unidade atrás das linhas inimigas; onde encontram e salvam um garoto italiano.

Ficção inspirada em fatos reais como a  92a "Divisão de Soldados Búfalo" formada por soldados negros e que lutou na Itália como parte do V Exército norte-americano (do qual por coincidência fez parte também a FEB-Força Expedicionária Brasileira), bem como no massacre civil ocorrido na vila de Sant'Anna di Stazzema por soldados nazistas.

Spike Lee conseguiu explorar muito bem os conflitos e virtudes humanas que afloram nas situações limites de uma guerra, fotografia, cenários, figurino, atuação e cenas  impecáveis e muita…, muita ação; imperdível . Disponível em DVD nas lojas.

Foto de divulgação

Aliás, vendo os uniformes me remeti diretamente ao meu próprio tempo de "guerreiro"… : -), usávamos uniformes verde-oliva e muito material sobra-de-guerra (os mesmos capacetes de aço, cantis, "cintos N.A"…),  olha eu nos anos 80… estava ou não parecendo "buffalo soldier" ? :D :

 Eu em 1982- 2o Batalhão de Engenharia de Combate…

O segundo é o impressionante filme dirigido por James Cameron ( sim, o mesmo de Titanic), entre os atores principais conta com Sigourney Weaver (a inesquecível Ten. Ripley de "Alien, o resgate"), o que de cara já garante coisa boa…,  lançado no Brasil dia 18 de dezembro, a história se passa no ano de 2154 no surreal e coloridíssimo planeta Pandora, onde uma companhia de mineração terráquea (que pretende mineirar justamente no local exato em que vivem os nativos…) mantém uma equipe de cientistas e tem apoio de militares (com obvias diferenças de pontos de vista e interesses entre os dois grupos) ; o planeta é habitado pelo povo Na´Vi, seres humanóides altos fortes e azuis, que mantém um modo de vida extremamente ligado à natureza e são arredios a presença dos humanos, que em geral  não entendem nem respeitam seu modo de vida; para fazer contato e aprender sobre os nativos os cientistas utilizam Avatares (corpos genéticamente desenvolvidos a semelhança dos nativos do planeta,  aos quais eles podem se "conectar" e controlar, vivenciando experiências remotamente); o desenrolar é óbvio…, uma guerra entre humanos e os Na´ Vi (em que paradoxalmente acabamos torcendo contra os humanos (pelo menos contra os militares "leais" ) 🙂 ).

O filme impressiona, tanto pela beleza e  riqueza de detalhes criados para a natureza de Pandora, quanto pela tecnologia (a  real, utilizada para fazer o filme e a ficcional exibida na trama), efeitos especiais espetaculares, atuação magistral e muita ação…; esse já entrou para a história das superproduções marco do cinema, depois de Avatar se inaugura uma nova era cinematográfica (pelo menos na ficção científica/fantástica), Ah, ia esquecendo… essa empolgação é porque nem assisti em 3D… imagine se tivesse…  

Fotos de divulgação

Por hoje é só …

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

4 pensamentos sobre “Milagre em Santanna e Avatar

  1. adorei !!! avatar é o filme de 2010 massa d+

  2. Adoro o seu filme avatar!!
    Beijos de Deborah !!!

  3. eu gostei muito do filme e quero ver mais uma vez

  4. oee avatar é um filme muito legal eu adorei mt foi muito bem eu espero que a mesma pessoa que fez o filme como esse faça outro filme um melhor ainda nossa mutho lokkkiisssssssssssssssss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s