Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Reinaldo, Demétrio e o Coronel Venâncio…

9 Comentários

fotomontagem a partir  de imagens do blog do Gerald Thomas; Jornal Opção Extra e divulgação "Besouro, o filme"

Em primeiro lugar não é meu costume nem acho muito legal "discutir pessoas" mas sim ideias…, só que determinadas ideias estão tão "personificadas" em algumas pessoas e personagens que na prática fica difícil discutir pessoa e ideia dissociadamente… 

Das pessoas acima duas são reais e  bem conhecidas na mídia brazuca, outra é um personagem de ficção, o "Coronel" Venâncio, grande vilão do recém-lançado longa metragem de ação brasileiro  "Besouro, o filme" (que já foi alvo de post aqui no blog) .

Mas o que eles tem em comum ?,  que mereça um post, artigo ou coisa que o valha… ? ; vamos ver :

1- O óbvio gosto por chapéus, claro que não "chapéus comuns", são chapéus caros, "de classe" , "certinhos" , de abas duras e colocados à moda dos velhos "Coronéis"  de engenho, seringais, cafezais, plantações de cacau … .

2- Talvez não por coincidência, representam justamente  as ideologias das classes  mais abastadas dessa "terra brazilis" e dos "aspirantes do andar de baixo" ( a classe média alta) .

3- Fazem discurso META-RACISTA (aquele discurso que parece "bonzinho", preocupado com a "ordem"  mas que tem como objetivo apenas manter o Status-Quo, embarreirando avanços dos "outros" ) enquanto fora de público ninguém sabe ao certo como pensam, o que falam e como agem…, bom, pelo menos o Coronel do filme nós sabemos… ).
 

As idéias e métodos das pessoas (conhecidos anti-AA, anti-cotas e reacionários) e  da personagem  parecem se mesclar de forma harmoniosa…, proximidade com o poder, truculência verbal em uns e truculência física em outro, uso de "capangas negros para atirar em outros negros ", pose pública de "bom moço" em todos os casos…, negros sendo prejudicados em todos os casos…, apelo a deputados que podem dar uma "forcinha na capital" corroborando com seus intentos nocivos a liberdade e igualdade não apenas formal mas sim material… , enfim .

[ironic  mode on ]  Mas duas coisas estão provadas…, ninguém é de todo mau  e  efetivamente temos sim "igualdade" no Brasil, afinal todos gostamos e podemos usar chapéus….   [ironic mode off] ,  ( claro que o meu, ao contrário dos "coronéis", remete a uma coisa mais "boêmia" , "sedutora" [vide a lenda do boto amazônico] ou mesmo de espiritualidade genuinamente popular e brazuca [vide o  "Seu Zé Pelintra", entidade festejadíssima na Umbanda…]  )  , de qualquer forma já é um "bom começo"  …  .

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

9 pensamentos sobre “Reinaldo, Demétrio e o Coronel Venâncio…

  1. Pelo que dizes, ser a favor da pobreza e da miséria, deves andar apenas vestido de trapos e com a bunda de fora

    • Não Anônimo-Batista…, uma coisa é ser a favor da pobreza e miséria (da sua perpetuação) outra é estar “do lado” dos pobres e miseráveis no combate a elas…, de fato é apenas uma questão de alteridade (“se colocar no lugar do outro” e “entender seu lado”) ; não precisa ser negro ou índio para ser contra o racismo e desigualdade, nem mulher para ser contra o sexismo, nem gay para ser contra a homofobia, nem “macumbeiro” para ser contra a intolerância religiosa, muito menos ser miserável para ser contra a miséria… .

  2. engraçado como os negros incorporam tudo que vieram de outros lugares para eles mesmos, o caso dos boemios na europa sempre existiu eles e a malandragem veio de lá principalmente da frança e espanha

    • Na realidade Ras (um nick coincidente com um título de nobreza Etíope…), creio que isso é uma característica HUMANA…, Os gregos antigos incorporaram a maior parte de conhecimentos africanos e disseminaram como sendo “seus” … ( a matemática, a medicina, artes, conhecimentos científicos…, a cavalaria (inventada pelos núbios) até mesmo parte da mitologia grega teve inspiração africana…), mais tarde os romanos incorporaram boa parte da cultura grega… e espalharem pelo mundo antigo todo, os europeus por sua vez espalharam a sua cultura pelo mundo novo mesclando-a e sendo mesclada por outras culturas…; essa é a história da humanidade…, negros são descendentes de africanos na diáspora… não somos apenas africanos mas produto de um caldeamento cultural que permeia nossa sociedade multicultural… , se não fosse assim muitas coisas vistas como “culturalmente brancas” mas de reconhecida origem negra como o ROCK´N ROLL e muitos outras coisinhas, seriam passíveis de comentários como o seu não é mesmo ?

      Paz e bem !

  3. Hum…
    Vou entender isso como uma concordancia de agir com o estilo do Ví o mundo…rs
    Apesar de que lá há muitas ofensas pessoais,  coisa que particularmente deploro e acho inadmissivel…  

  4. Interessante …
    Gostaria que vc me adiantasse uma coisa Juarez.
    Discorrer sobre assuntos dando opinioes aqui é livre como é o caso do " Ví o mundo " ou seguira a linha de algumas comunidadse onde as opinioes só são construtivas no entender da moderação? rs
    Espero que nao me leve a mal , só gostaria de saber antes, evita coisas desnecessarias né?
    Pq se vc concorda com a linha de raciocinio exposta acima  entenderei que é um espaço " fechado" e respeitarei isso.
    Obs: O blog esta bem montado, parabens pelo trabalho.

    • Bem Lincoln, a coisa aqui não é como em uma comunidade do Orkut ou como um blog ideológico, criado para defender uma idéia específica ou uma linha ideológica, O blog em princípio é “multi-assunto” (apesar da predominância de assuntos relacionados com minha militância no MN) claro que sendo eu o único a criar posts, os assuntos refletem primeiramente o meu interesse e visão…, mas os comentários tem que refletir a visão dos leitores (concordando com a minha ou não…) , a divergência não é “censurada” mas tem que estar dentro de um determinado “nível”… , não vou publicar comentários que “passem dos limítes admissíveis” de respeitabilidade e razoabilidade , o nível tem que ser compatível com o tom dos posts…(mesmo que em sentido oposto) .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s