Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Incêndio no Cecomiz

4 Comentários

Um incêndio de grandes proporções destruiu quase completamente o bloco B do Centro de Compras CECOMIZ o mais antigo de Manaus construído no final da década de 70 e localizado na região centro-sul de Manaus .

Segundo informações o  fogo começou por volta da 20:15 (mas acho que foi mais cedo pois moro na região e tinha acabado de cortar o cabelo quando as pessoas na rua identificaram o incêndio a distância como sendo o Cecomiz) , as labaredas alcançavam mais de 30 metros e podiam ser vistas de toda a região .

Comerciantes, populares e os bombeiros isolaram o bloco A cortando o toldo de lona e o fios que ligavam os dois blocos, segundo relatos o fogo começou após explosão em uma loja de artigos eletrônicos, não há registro de feridos.

Tentei me aproximar do local na hora mas o trânsito já estava caótico dificultando o acesso, as fotos acima foram feitas pela manhã, pelo que pude observar o estrago foi quase que total,  a unidade da receita federal  queimou completamente, o local está isolado pelos bombeiros e segurança, comerciantes e curiosos estavam do lado de fora dos portões .

O Shopping Cecomiz  parece realmente estar fadado ao desaparecimento ( pois a administração por anos não vinha repassando o aluguel a SUFRAMA proprietária dos pavilhões, o que resultou em uma ação de reintegração de posse  pela autarquia na Justiça, causa vencida em primeira instância ), há também segundo rumores, um forte interesse no terreno por um rede hoteleira que ali pretende construir emprendimento…, agora o incêndio que consome a metade das lojas…

Segundo a  SUFRAMA os pavilhões são segurados, prejuízo mesmo é para alguns lojistas.

Costumeiramente vou ao CECOMIZ e a única loja de eletro-eletrônicos do pavilhão B  é a NOHA ( rede de lojas da família do Almir Daou, e da qual sou cliente), com isso alguns hábitos como passar para ver as novidades, as compras rápidas, comer aquele pastel no Boka Loka  ou tomar  aquele sorvete italiano na banca da entrada  do B são agora apenas lembranças do passado… literalmente transformados em cinza … .

 

 

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

4 pensamentos sobre “Incêndio no Cecomiz

  1. Bom dia amigo, pode me informar para onde o pastel boka loka foi? Já tentei procurar e não achei..Tenho boas lembranças de quando era pequeno com o meu pai lá..

  2. Querido amigo, infelizmente vc esta mal informado em relacao ao incendio, nao foi na noha e sim na iaco e ao contrario nao foi explosao.
    Ha tem mais, procure ser informar mlhor antes de  divulgar bobagens e assuntos a qual vc nao tem conhecimento.

    • Roberto, o blog não é um orgão de imprensa… não precisa nem tem obrigação de ter precisão ou imparcialidade jornalística…, é só um blog “pessoal e intransferível” onde faço minhas reflexões, comento notícias veiculadas na imprensa e muito eventualmente faço “cobertura” em eventos que participo e que não são de interesse da grande imprensa ou então cobertos fora de uma ótica que acho importante.

      As informações que divulguei no caso do Cecomiz foi um mix de coisas que já estavam circulando na imprensa e outras que recolhi logo pela manhã no portão do cecomiz ainda fumegante… ouvi de lojistas e atendentes do empreendimento que estavam lá…, se por acaso eles estavam enganados (e a imprensa também…, veja aqui : http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=94062 ) e um laudo posterior indicou outra coisa… a culpa não é minha (e para falar a verdade no contexto que escrevi já não faz a mínima diferença…) ; aliás o foco do post foi um sentimento de “perda sentimental” para mim e creio para outros antigos frequentadores do bloco, inclusive me solidarizando com quem teve perdas materiais, etc… .

      Mesmo não tendo os deveres de imprensa em qualquer divulgação, sempre busco conferir em outras fontes (quando existem) o que estou divulgando…

      Não sei se é o caso para tanta “indignação” sua… :-), relax…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s