Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Do jeito que tem que ser…

Deixe um comentário

 

A Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado do Amazonas, Dra. Jussara Pordeus, publicou  hoje em sua coluna  no Jornal A Crítica, texto relativo as audiências públicas convocadas pelo STF para embasar as decisões sobre ADINs e ADPFs relativas ao sistema de cotas e critérios "raciais"  para acesso a universidades públicas e ao PROUNI (bolsas paga pelo Goverrno Federal em universidades particulares ).

Sem demonstrar parcialidade e opinião fechada a respeito (posição comum a algumas outras  autoridades, inclusive envolvidas no julgamento), limitou-se a descrever a situação e o acerto na convocação e na necessidade em ouvir os especialistas em AA .

Não disse, mas pela utilização de termos como Ações Afirmativas, democratização do acesso,  entre outras,  e  também analisando seu Curriculum Lattes … , é Doutoranda em "Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI",  orientou  o Trabalho de Conclusão de Curso: O SISTEMA DE COTAS DA UEA E O PRINCÍPIO DA IGUALDADE. 2006 de  Roberta Braga de Alencar (Graduação em Direito) – UEA;  além da conhecida admiração pelo Ministro do STF Joaquim Barbosa ( primeiro e único negro no STF e autor de livro favorável as Ações Afirmativas para a população negra);  não é difícil imaginar qual a sua posição sobre o assunto.

O destaque fica pela forma equilibrada e discreta de tocar em assunto que costumeiramente desperta acaloradas (e nem sempre racionais)  defesas pró ou contra, independente de sua real posição, marcou ponto positivo .

 

 

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestre em História Social pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista dos Movimentos Negros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s