Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

Mais um caso de racismo aberto, agora em Bertioga…

Deixe um comentário

Pousada Oriental

Pousada Oriental

O empresário Anderson

O empresário Anderson

Menos de uma semana depois de chegar à grande imprensa o caso do negro espancado no Carrefour Osaco, suspeito de tentar roubar o próprio carro,  começa a circular na rede de blogs (principalmente ligados ao combate a discriminação) e no Orkut, mais um caso de racismo explícito (dessa vez sem espancamentos).

No dia 8 de agosto, Anderson,( um empresário negro que usa “dreads”  ) após telefonar no dia anterior, chegou em sua Ford Ranger com sua esposa e filha, para se hospedar na pousada “Cantinho Oriental” em Bertioga, litoral de São Paulo.

Espantosamente teve a sua hospedagem recusada ( em uma pousada praticamente vazia devido a baixa estação) , o dono ( ao que parece um Português ) de nome Fábio, após informar um preço maior do que o combinado por telefone, mesmo com a aceitação por parte do “candidato a hóspede”, rispidamente recusou a hospedar o mesmo e a familia, apontando para ele e dizendo que ele “não combinava” com o lugar ( também apontando para a indicação da Veja na parede) e que fosse procurar outra pousada.

Iniciou-se uma discussão que culminou com Anderson chamando a polícia, que levou todos à delegacia, onde o acusado não só confirmou a discriminação, como reclamou das leis do país que não permitiam a ele “escolher quem hospedar” desde que estivesse pagando,    não  foi realizado o  flagrante “por falta de Delegado”,  mas nem por isso deixou-se  de tentar descaracterizar o crime de racismo… ,  proposta obviamente recusada pelos agredidos, pela insistência de Anderson,  um delegado foi ouvido por telefone e ficou de receber o denunciante “em outra oportunidade” para dar andamento ao caso, Anderson gravou partes de tudo que aconteceu .

Veja no link a história em detalhes  descrita passo a passo pela vitima: http://www.graficaflying.com.br/cantinho%20oriental.htm

Agora vamos aguardar a grande imprensa se manifestar… assim como os “neo-democratas-raciais-de-plantão” (alô !!!, Ali Kamel e Cia. ltda. ! ) que curiosamente estão “mudos” desde a repercussão em nível nacional do absurdo caso do Carrefour…, mobilização a vista…

“Quem bate, não chora, não lembra…, quem apanha nunca mais esquece…, melanina na pele dos outros é ‘refresco’ “

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s