Blog do Juarez

Um espaço SELF-MEDIA

B.O e Processo contra Exu ???

5 Comentários

algema2
Já tinha visto e ouvido muita coisa em se tratando de assuntos “umbanda-candomblé-relacionados”,  mas essa superou…  🙂
Homem tenta registrar BO contra Exu e é preso em Florianópolis
Plantão | Publicada em 31/07/2009 às 08h07m ClicRBS

FLORIANÓPOLOS – Foi transferido nesta quinta-feira para Criciúma, no Sul de Santa Catarina, o homem que chegou à Delegacia de Capoeiras, em Florianópolis, para registrar um boletim de ocorrência contra Exu, uma das entidades do candomblé, mas acabou preso porque era procurado por assalto a mão armada.

A revelação ocorreu quando o policial de plantão inseriu o nome e os dados pessoais no computador. O sistema logo acusou o mandado de prisão expedido pela Justiça de Criciúma contra o professor de História Marcos Lino Mendonça, 27 anos.

Ele chegou à delegacia na terça-feira dizendo que era perseguido por Exu, e que as quatro mulheres dele teriam sido estupradas pela entidade. No entanto, num boletim de ocorrência registrado este ano, consta que o rapaz é solteiro.

Marcos declarou que ele mesmo foi abusado sexualmente por Exu. Ao delegado Pedro Fernandes Pereira Filho, o professor disse que ouvia a voz de Exu incitando ataques a pessoas sem motivos. As brigas teriam causado uma fratura de braço e outra nas costelas.

Quando questionado do porquê de ir a uma delegacia se ele era procurado por assalto, o rapaz respondeu que desejava processar a entidade do candomblé e exigia reparação financeira por prejuízos causados.

O assalto cometido por Marco foi contra o próprio primo, em dezembro do ano passado. Armado com uma navalha, ele invadiu a casa do parente, que fica em Criciúma, e levou uma barraca.

O delegado declarou que Marcos tinha sintomas de esquizofrenia. Pedro afirmou que um tio do professor esteve na delegacia e revelou que o rapaz tinha consulta no psiquiatra marcada para quarta-feira.

* Nota desse blogueiro : apenas para fins de esclarecimento aos leigos : a matéria incorre em erro ao falar em “Entidade Exu do Candomblé” e ao confundir conceitualmente o Orixá Exu com as entidades conhecidas por Exus da Umbanda; Exu no Candomblé (cultos de origem africana aos Orixás, Voduns ou Inkices, dependendo da “nação”) não é uma “entidade”… é o nome de  um Orixá (divindade) com função de “mensageiro” e “autorizador” de trabalhos (Orixás  não falam, não “dão consulta”, não” fumam” , não “bebem”, nem se “apossam sexualmente” …)  nos terreiros apenas dançam e  transmitem e controlam AXÉ (energia vital e outras), também “recebem” as oferendas feitas e operacionalizam os “trabalhos”;   já na Umbanda (culto brasileiro nascido da mistura do Kardecismo, Candomblé, Catolicismo e do Catimbó Indígena) ,  Exus são como são chamadas as entidades de um  determinado  grupo (linha)   de entidades da Umbanda ( outras linhas seriam as dos Pretos-velhos, caboclos, encantados, etc…) em geral entidades são espíritos desencarnados que tanto podem “trabalhar”  ajudando as pessoas como causando obsessões, não raro clinicamente diagnosticadas como esquizofrenia , os  Exus mais conhecidos popularmente são geralmente de origem boêmia (“povos” da lira, rua ou encruzilhadas) como  as pomba-giras e “malandros”, mas há outros “povos” (classes) como os dos cemitérios, matas, etc… , quando “baixam” (incorporam) em um “cavalo” (médium desenvolvido) mantém atitudes “mortais” como fumar, beber, dançar, conversar,  “dar consulta”, etc…,(fica claro que a reportagem não fala do Orixá Exu, mas sim de um dos Exus da Umbanda) alguns médiuns não incorporam (ter a mente e corpo controlados pela posse da entidade), mas “enxergam” , “ouvem” ou  “sentem”  a “presença”, o “toque físico” ou mesmo em alguns casos a “posse sexual”  pelas entidades… .

Uma representação do Orixá Exu do Candomblé

Uma representação do Orixá Exu do Candomblé


Exus populares da Umbanda

Exus populares da Umbanda

Anúncios

Autor: Juarez Silva (Manaus)

Analista de T.I, Prof. Universitário, Tít. de Especialista em Educação a Distância (Univ. Católica de Brasília), Certificação em História e Cultura africana e afrobrasileira (FINOM-MG) e em Direitos Humanos e Mediação de Conflitos (SEEDH- Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República), Mestrando em História pela UFAM - Universidade Federal do Amazonas, Ex-Conselheiro Estadual de DH; Analista Judiciário do Quadro efetivo do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ativista do Movimento Negro.

5 pensamentos sobre “B.O e Processo contra Exu ???

  1. Parabéns pelas explicações.
    Axo um absurdo culpar os exús pelas atitudes erradas que cada um tem.
    Pois se fosse assim, todo médium que recebe a entidade seria bandido, e todos sabemos que isso não é verdade. Pois as atitudes de cada um depende do próprio caráter. As entidades exus trabalham dentro das leis divinas e do livre arbitrio que cada pessoa tem. Que isso fique claro!
    Abraços e axé á todos.

  2. Parabens pelas explicaçoes sobre exu, eu comecei na Umbanda, depois fui iniciada no Candomblé . Acho que cesras  barbaridades as pessoas o fazem e depois colocam a  culpa nas entidades ,fico muito chateada quando ouço evangelicos referire-se a nós como pais e filhos de encosto ,ou ao yle como casa de encosto… triste ninguém faz nada, pessoas como  o senhor ajudam a esclarecer dúvidas. Dofonitinha de Iemanja

  3. Parabens pelas explicaçoes sobre exu, eu comecei na Umbanda, depois fui iniciada no Candomblé . Acho que cesras  barbaridades as pessoas o fazem e depois colocam a  culpa nas entidades ,fico muito chateada quando ouço evangelicos referire-se a nós como pais e filhos de encosto ,ou ao yle como casa de encosto… triste ninguém faz nada, pessoas como  o senhor ajudam a esclarecer dúvidas. Dofonitinha de Iemanja

  4. Parabéns Juarez, excelente blog.
    Um abraço.
    George Hamilton

  5. Parabéns Juarez, excelente blog.
    Um abraço.
    George Hamilton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s